O envolvimento da Porsche no futuro dos motores a combustão
Foto: Reprodução

Há anos a Porsche tem demonstrado um grande compromisso com a tecnologia e a inovação, e a sua nova parceria com marcas como Siemens Energy, AME, Enel, ENAP e ExxonMobil, promete revolucionar o universo automobilístico e os motores à combustão, mas sem alterar sua estrutura, através de um projeto que recebe apoio do governo alemão (suporte aproximado de 8 milhões de euros) e investimento de mais 20 milhões de euros por parte da própria marca de superesportivos.

As marcas presentes no consórcio como parceiras, devem inaugurar em conjunto uma fábrica experimental de combustível sintético, que pode ser a alternativa de ouro para os fãs de motores à combustão, que podem continuar em circulação deixando de aumentar a emissão de dióxido de carbono e outros poluentes.

Localizada no Chile, a refinaria chamada de Haru Oni que será construída na Província de Magalhães, no extremo sul do país, produzirá a partir de 2022 um combustível eFuel chamado Metanol, que é gerado a partir da combinação do hidrogênio retirado da água com o carbono retirado da atmosfera. Com nível tóxico inferior e sem liberar elementos como o benzeno produzido pela queima da gasolina, ele devolve ao meio ambiente em seu consumo apenas o mesmo carbono que havia sido retirado para sua produção. 

A expectativa de produção inicial é de 130.000 litros/ano, chegando a 55 milhões de litros/ano até 2024 e 550 milhões de litros/ano em 2026. Mas há um grande desafio tecnológico nesta produção, já que os custos são bastante altos devido ao complexo processo de captação e reações químicas para a separação do hidrogênio e junção com o carbono. 

A localização da refinaria também foi pensada de forma estratégica, por se tratar do local com maior incidência de ventos no planeta, permitindo a construção de uma fazenda eólica para alimentar o sistema de produção. A Porsche será a primeira compradora, utilizando o combustível em competições e eventos, o que deve atestar a qualidade, desempenho e viabilidade desta produção. Mesmo antes dos testes, a expectativa é de que seu rendimento seja superior aos combustíveis tradicionais, considerando os diversos  processos de melhoramento, formação química e queima menos intensa.

Quando finalizado, será possível utilizá-lo sem necessidade de qualquer alteração nos motores a combustão atuais e incluí-lo no mesmo sistema de abastecimento dos postos de combustíveis. Apesar da necessidade de investimento e complexidade da produção, a projeção é de que se houver colaboração por parte dos governos na cobrança de impostos para distribuição e venda do combustível, será possível abastecer seu veículo com o eFuel por um valor aproximado ao do litro da gasolina comum.

O objetivo inicial desta criação, é tornar viável o uso futuro de motores a combustão, especialmente em carros híbridos alimentados por este combustível sintético, que coexistirão com modelos totalmente elétricos, contribuindo para as questões ambientais de preservação e não poluição que podem garantir um futuro mais limpo.

Esteja atento às próximas notícias, novidades, eventos e muito mais do universo automobilístico em nosso blog. 

Siga a PDKMotors também nas redes sociais: @pdkmotors

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a newsletter da PDKMotors para começar a receber nossas novidades e dicas exclusivas sobre automobilismo por e-mail. Esperamos por você!