Câmeras e assistentes de estacionamento: saiba como funciona cada um deles
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Câmera de ré: como funciona?

Assim que o motorista aciona a marcha ré, a tela de visualização aparece com imagens da lente grande angular, que fica instalada na traseira do carro. Com ela, o motorista também pode verificar a distância entre o parachoque do carro e objetos na própria tela, além de poder contar com alertas sonoros, emitidos no momento em que um obstáculo se aproxima.

Em alguns sistemas, é possível contar com uma simulação aérea que indica uma trajetória para o veículo, projetando na tela uma imagem com o caminho a ser percorrido, enquanto as várias câmeras e sensores ao redor ficam responsáveis por captar a posição do volante e das rodas dianteiras, orientando o motorista para a baliza ideal e reduzindo o risco de batidas.

Câmera 360º

Com a câmera 360º, o sistema reúne imagens de diferentes sensores, se adaptando a cada tipo de manobra, já que possui a visão privilegiada de quatro câmeras ao redor do veículo. São elas: a tradicional de ré, uma na dianteira e duas nas laterais, localizadas abaixo do retrovisor.

Nesta configuração, é feita uma fusão das quatro câmeras, promovendo ajustes para que pareça uma única imagem. Incluindo uma simulação virtual, em alguns modelos, o motorista tem a experiência de “voar” ao redor do veículo, por meio do sistema multimídia.

É possível também alterar o ângulo da imagem de maneira virtual, sem a utilização de lentes adicionais na câmera. Por exemplo: quando o carro fica próximo de um obstáculo, o software, automaticamente, pode mudar a imagem projetada, facilitando a aproximação do meio-fio ou de uma parede.

Câmera interna

A câmera interna é muito importante para uma maior segurança, como por exemplo, para pais que desejam monitorar os seus filhos com mais precisão. Em alguns veículos, existem câmeras internas em cada banco traseiro, oferecendo uma imagem em alta definição e permitindo uma visão completa dos assentos, sendo possível aumentar o zoom dos passageiros.

Retrovisor por câmera

A tecnologia do retrovisor por câmera funciona com um pequeno display colorido instalado no painel das portas dianteiras, mostrando as imagens captadas por câmeras externas que ficam posicionadas no local dos espelhos.

Em alguns modelos, os retrovisores são comuns, mas câmeras instaladas na parte inferior da peça projetam imagens na tela multimídia, toda vez que o motorista aciona a seta para fazer conversões ou mudar de faixa. 

Sensores ou assistentes de estacionamento

Com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, os assistentes detectam objetos em baixas velocidades, e conforme você vai se aproximando de algum objeto, avisos sonoros e luminosos são ativados.

Entre os bipes do sinal sonoro, é indicado um intervalo que mostra a distância até um objeto. Quanto menor for o intervalo, menor é a distância. Já quando o objeto está atrás do carro, a imagem da câmera de ré mostra um triângulo de aviso, mudando da cor amarela para a cor vermelha, conforme se aproxima do objeto.

Câmeras de ré e sensores de estacionamento: qual a diferença?

Diferente da câmera de ré, o sensor de estacionamento não apresenta a tela multimídia com um novo ângulo de visão. Seu papel é somente avisar, com um sinal sonoro, aumentando conforme obstáculos próximos chegam perto.

A decisão é exclusiva do motorista, já que alguns preferem estacionar somente com o aviso sonoro e outros preferem ter o auxílio da câmera.

Você já conhecia todos esses tipos e funções de câmera e assistentes de estacionamento? Não perca nenhum dos nossos próximos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades do universo automotivo.

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