Em imagens a história dos 70 anos da Porsche
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Em homenagem ao aniversário da Porsche, vamos contar com imagens icônicas a história da empresa alemã que em 2018 completa 70 anos.

Primeira década

Em 8 de junho, o protótipo do Porsche 356 com número de chassi 356-001 ficou pronto para as ruas. O carro que tinha um motor central da Volkswagen, mas com uma potência superior que atinge 35 cavalos, 585 quilos e alcançou uma velocidade máxima de 135 quilômetros por hora. Desde o primeiro momento, a Porsche usou  as corridas como local de testes.

Em fevereiro de 1949, o primeiro 356 Cabriolet foi concluído, com uma superestrutura construída pelo fisiculturista suíço Beutler. A Porsche apresenta este carro em conjunto com o primeiro 356 Coupé no Salão do Automóvel de Genebra, em 17 de março deste ano.

A partir de março, os primeiros carros da Porsche começam a ser produzidos em Stuttgart-Zuffenhausen, a atual sede da empresa. Eles foram oferecidos para venda a um preço de 10.200 marcos alemães (para o Coupé). Walter Glöckler, de Frankfurt, tornou-se o primeiro distribuidor alemão da Porsche.

Em 30 de janeiro de 1951 ocorreu o falecimento de Ferdinand Porsche, o grande engenheiro automotivo e fundador da empresa que leva seu nome. Ele tinha 75 anos e foi enterrado na capela funerária de uma propriedade familiar localizada no estado de Schüttgut, em Zell am See (Áustria).

As competições automotivas desempenharam um papel cada vez mais importante para a então jovem empresa. Depois de uma vitória no Rally Alpino Internacional de 1949, a Porsche atraiu a atenção mundial com uma vitória nas 24 Horas de Le Mans em junho de 1951, com um 356 SL Coupé com corpo de alumínio.

Em dezembro de 1953, iniciou o desenvolvimento do 'Jagdwagen' 597, um veículo anfíbio de tração nas quatro rodas, projetado em resposta a um pedido feito pelas Forças Armadas Federais Alemãs. No entanto, por razões relacionadas com a política do mercado de trabalho, o contrato do governo foi adjudicado ao fabricante DKW.

O logotipo da Porsche adornou o capô de todos os veículos da marca desde 1954. Foi projetado em 1952 pelo mesmo Ferry Porsche e Franz Xaver Reimspiess. Usando uma idéia proposta por comerciantes e clientes estrangeiros, eles combinaram o logotipo da Porsche (existente desde 1951) com o famoso cavalo Stuttgarter Rössle e o brasão de armas de Württemberg, região cuja capital atual é Stuttgart.

No Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, em setembro de 1955, foi lançado o Porsche 356 A, com um motor da nova linha de 1,6 litros. O exterior da série A tecnicamente aprimorada foi notável por seu pára-brisa panorâmico curvo.

Em 1 de janeiro de 1956 foi fundada a Porsche-Diesel-Motorenbau GmbH Friedrichshafen a.B. e a produção de tratores e motores estacionários foi retomada no distrito de Manzell, no final daquele ano.

Na pista de alta velocidade de Monza na Itália, Rolf Goetze, Paul Ernst Strähle e Richard von Frankenberg bateram três recordes mundiais em um Porsche 356 A Carrera Speedster: 1.000 milhas, 2.000 km em 12 horas.

 

Segunda década

Em agosto de 1958, o 356 A Conversível D, com carroçaria de Drauz, o especialista baseado em Heilbronn (Alemanha), substituiu o Porsche 356 A Speedster. Este sucessor do Speedster é reconhecido principalmente a partir do exterior, pelo vidro reforçado nas janelas laterais e no pára-brisas.

Na Fórmula 2, o francês Jean Behra derrotou a elite mundial em Reims, na França, em um Porsche 718 RSK projetado para a categoria de carros esportivos. Os triunfos adicionais finalmente convenceram Ferry Porsche, a aceitar o desenvolvimento de um novo carro de Fórmula 2 com rodas abertas.

Em setembro de 1960, o museu da Porsche foi inaugurado no Workshop 3, no segundo andar de Zuffenhausen. Além do carro de corrida Sascha projetado pelo Professor Ferdinand Porsche, o show incluiu o Porsche 356 'No.1' e o carro de corrida 360 Cisitalia.

Em 1961, a Porsche competiu na Fórmula 1 com o 718/2, um carro de quatro cilindros com motor de 1,5 litros. O piloto de fábrica Dan Gurney ficou em segundo lugar no pódio no Grande Prêmio de Reims, Monza e Watkins Glen. A primeira temporada de Porsche na Fórmula 1 terminou com Gurney no terceiro lugar da classificação geral do Campeonato Mundial, o que acelerou o desenvolvimento de um novo motor de oito cilindros para 1962.

Em 16 de outubro de 1961, Ferry Porsche inaugurou o novo local de produção em Weissach. O novo circuito de teste incluiu uma plataforma deslizante para testes de chassi.

Em 12 de setembro de 1963, o protótipo do Porsche 901 foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt. Além de um motor de seis cilindros, o sucessor do lendário Porsche 356 apresentava suspensão traseira com braços oblíquos e um corpo autoportante. Assim o modelo mais emblemático da marca nasceu: o 911.

Depois de uma série de testes bem sucedidos com 13 protótipos da 901, os primeiros 901 produzidos em série deixaram a linha de montagem em 14 de setembro de 1964. Em outubro, o modelo final de produção foi apresentado no Salão de Paris. Uma vez que o fabricante francês Peugeot tinha o direito de nomear veículos com a combinação de três dígitos com um zero no meio, a empresa sediada em Stuttgart foi forçada a mudar o nome de seu modelo; assim nasceu a designação 911. Neste ponto, já havia 82 unidades fabricadas com a designação de tipo 901. No final do ano, aproximadamente cinco 911 eram fabricados por dia.

Considerado o primeiro conversível seguro do mundo, o Porsche 911 2.0 Targa foi apresentado ao público em setembro de 1965, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt. Com sua barra de rolagem fixa, capô dobrável removível e janela traseira deslizante, este novo modelo responde às crescentes preocupações de segurança dos clientes dos EUA. A produção do 911 Targa começou em dezembro de 1966.

A equipe da região alemã da Suábia competiu na Targa Florio, em maio de 1967, com uma frota de seis protótipos de 910. A corrida terminou com um 'hat-trick' para a Porsche, quando Rolf Stommelen e Paul Hawkins cruzaram a linha de chegada em um Porsche 910-8 de oito cilindros na frente de dois modelos 910-6. Outro veículo da equipe de fábrica, um Porsche 911 S, recebeu o título da categoria GT de dois litros.

Em outubro de 1967, o recém-revelado Porsche 911 R atraiu a atenção internacional quando estabeleceu novos recordes mundiais em Monza, nas distâncias de 20.000, 25.000 km e 10.000 milhas, bem como nos lapsos de 72 e 96 horas. A confiabilidade do Porsche 911 R com transmissão Sportomatic já havia sido demonstrada durante as 84 horas de “Marathon de la Route” em Nürburgring.

Terceira década

A bordo de um Porsche 911 T, Björn Waldegaard e Lars Helmer superaram seus rivais nos 3.400 quilômetros do Rally da Suécia em 1968. Além disso, Vic Elford e David Stone ficaram em primeiro lugar no Rally de Monte Carlo em um Porsche 911 T; o segundo lugar correspondia ao carro da Porsche de Pauli Toivonen e Martti Tiukkanen.

No Salão do Automóvel de Genebra de 1967, a Porsche apresentou o 917, desenvolvido sob a liderança de Ferdinand Piëch e disponível no final de abril em uma série limitada de 25 unidades. Com um motor de 4,5 litros e doze litros, o 917 destina-se a substituir os modelos 907 e 908 e criou uma agitação na classe de até cinco cilindrada.

O Volkswagen Porsche 914 tornou-se um grande sucesso de vendas graças ao seu preço de entrada abaixo de 12.000 marcos alemães. Somente em 1970 foram vendidas 13.312 unidades da versão de quatro cilindros com motor de 177 litros. Em outro nível, com um preço de entrada de 19.980 marcos alemães, o Porsche 914/6 foi equipado com o motor de seis cilindros 911 T, que garantiu um impressionante desempenho de direção.

Entre outubro de 1972 e julho de 1973, o portfólio de modelos da empresa introduziu um novo esportivo de alto desempenho, o Porsche 911 Carrera RS 2.7. Inicialmente pensado como uma série limitada de 500 unidades, a demanda do cliente para o RS, com um exterior caracterizado por spoilers dianteiros, teve preço de entrada de 34.000 marcos alemães.

A equipe da Porsche alcançou o segundo lugar em sua última apresentação no Kenya Safari Rally de 1974. Corrida reconhecida como a mais desafiadora competição de rally de sua época. Como no ano anterior, um pequeno problema técnico, foi tudo o que impediu a vitória do Porsche 911 Carrera RS 2.7.

O Porsche 911 Turbo foi apresentado no Salão de Paris. Em termos visuais, o carro, que eles chamam internamente de 930, é rapidamente reconhecido por seu corpo e pneus mais largos, spoiler dianteiro e traseiro. O 911 Turbo, disponível a partir do segundo trimestre de 1975, foi o mais rápido veículo de produção em série do seu tempo.

Em agosto de 1975, a bordo de um Porsche 917/30 CanAm Spyder, o piloto norte-americano Mark Donohue estabeleceu um novo recorde mundial em circuito giratório. A uma velocidade média atingiu 355,86 km/h na pista de Talladega, nos Estados Unidos.

O projecto 'SAVE' (Schnelle Ambulante Vorklinische Erstversorgung) foi lançado em 1975 no Weissach Development Center, com o objectivo de desenvolver uma ambulância inovadora. O sistema consistia em um veículo de resgate com uma unidade móvel. O projeto continuou em desenvolvimento até 1984.

No primeiro trimestre de 1977, o Porsche 928 foi apresentado ao público com as credenciais de ser um luxuoso esportivo de alto desempenho. Além de um motor V8 de liga leve, chassi de alumínio e um sistema de eixo traseiro direcional, a Porsche também definiu novos parâmetros com o design da carroçaria, sob a direção do Chefe de Design, Anatole Lapine.

Além de defender seu título no International Constructors 'Championship com o Porsche 935, a empresa ganha mais uma vitória nas 24 Horas de Le Mans com um 936, pilotado por Jacky Ickx, Jürgen Barth e Hurley Haywood.

Quarta década

O 935/78, mais conhecido como Moby Dick, é o mais poderoso Porsche 911 fabricado até hoje. No entanto, o carro de corrida deste carro de 845 cavalos, potencializado por dois turbocompressores, durou apenas quatro competições. Depois da vitória nas 6 Horas de Silverstone e do oitavo lugar nas 24 Horas de Le Mans, os problemas técnicos impediram seu percurso de sucesso.

A produção do Porsche 928 S começou no terceiro trimestre de 1979. Este esportivo nobre, equipado com spoilers dianteiros e traseiros, gerava potência de 300 cavalos.

Em colaboração com a Airbus, os engenheiros da Weissach começaram a trabalhar no design ergonômico da cabine para as aeronaves de passageiros da empresa de aviação. O projeto de desenvolvimento, chamado '2603', estendeu-se de 1980 a 1984.

A Porsche apresentou a versão de produção da série 944, no International Motor Show em Frankfurt em 1981. Um motor de quatro cilindros de 163 cavalos de potência, posicionou o 944 entre o modelo básico, 924 e 911 SC. Ao mesmo tempo, a empresa apresentou um conceito conversível com tração nas quatro rodas, o que gerou um interesse especial.

Em 1982, novos recordes vieram em competições. A empresa ganhou vitórias em quase todas as categorias e classificações especiais das 24 Horas de Le Mans, assim como os primeiros cinco lugares na classificação geral. Além de uma vitória tripla em Daytona, outros destaques da temporada incluíram os títulos de Motoristas e Construtores no Campeonato Mundial de Endurance, assim como a série de corridas IMSA.

No Salão de Frankfurt de 1983, a Porsche apresentou um veículo de alto desempenho muito especial: o estúdio 'Grupo B'. Concebido como um veículo de corrida para corridas de longa distância, o corpo do protótipo foi caracterizado por linhas suaves e curvas que mais tarde foram usadas em gerações posteriores do 911.

O motor TAG Turbo, desenvolvido por ordem da equipe britânica McLaren International e financiado pelo empresário árabe Mansour Ojjeh, estreou em meados de 1983 no McLaren MP4, para competir na Fórmula 1. Projetado como um motor turbo de 1,5 litros e seis cilindros em forma de V, este motor leve e compacto gerou potência de até mil cavalos. Com um total de 25 vitórias em Grandes Prêmios e três títulos, o 'Turbo TAG fabricado pela Porsche' tornou-se o motor de Fórmula 1 predominante entre 1984 e 1986. Posteriormente em 1988, nada mais nada menos que o brasileiro Ayrton Senna pilotou o sucessor MP4/4.

Como nos dois anos anteriores, o 956 é mais uma vez o melhor carro de corrida de longa distância por excelência, quando conquistou mais uma vitória para a Porsche no Campeonato Internacional de Construtores. A parte superior da mesa das 24 Horas de Le Mans de 1984 foi ocupada por sete veículos Porsche 956 de equipamentos privados. Mas a vitória de um Porsche 911 Carrera 4x4 no Rally Paris-Dakar é provavelmente a surpresa mais agradável. O protótipo de tração nas quatro rodas, pintado com as cores do patrocinador Rothmans, foi conduzido por René Metge e Dominique Lemoyne.

Um novo centro de pesquisa e desenvolvimento aerodinâmico, que possui um dos mais poderosos túneis de vento do mundo para testes automotivos, foi inaugurado em junho de 1986 no Weissach Development Center.

Na primavera de 1987, a família de modelos 911 foi expandida para incluir o 911 Turbo Targa e o 911 Turbo Cabriolet. Também foi apresentado o Porsche 911 Carrera Clubsport, cujo peso é quase 100 quilos menor que o 911 Carrera.

Quinta década

O Porsche 911 Carrera 4 com tração nas quatro rodas, que é apresentado em novembro de 1988 para comemorar o 25º aniversário do 911, anunciou uma nova geração do modelo de sucesso. Os destaques incluíram um novo motor de 3,6 litros, bem como um corpo com melhorias aerodinâmicas, com difusores de plástico dianteiro e traseiro, e um spoiler automático.

Em julho de 1989, concluiu-se a produção das séries 911 Carrera 'G' e 911 Turbo. O modelo sucessor foi o 911 Carrera 2 964, equipado com um catalisador regulado e um sistema de travagem antibloqueio. Os modelos 1990 do 911 Carrera (964) 2 e 911 Carrera 4 (964) foram oferecidos nas versões Coupé, Targa e Cabriolet.

A partir de novembro de 1989, a Porsche começou a oferecer um novo sistema de transmissão, denominado Tiptronic, que permitia trocar as marchas automática e manualmente.

O Porsche 928 GTS foi revelado no International Motor Show em Frankfurt em 1991. Os recursos de conforto abrangentes e o renovado motor de oito cilindros de 5,4 litros fazem do Porsche 928 GTS o carro esportivo ideal para longas distâncias.

Diante da crise econômica global e do declínio nas vendas, a Porsche AG nomeou Wendelin Wiedeking como chefe da empresa. Introduziu novos processos de trabalho organizacional de produção e produção eficiente, baseados na filosofia japonesa Kaizen. A Porsche começou a se transformar ao longo dos anos para se tornar a fabricante de carros mais lucrativa do planeta.

No Salão do Automóvel de Detroit em 1993, Wendelin Wiedeking e o designer chefe Harm Lagaay apresentaram design de vanguarda, cujo estilo faz referência ao lendário carro de corrida 550 Spyder.

O sistema de transmissão automática Tiptronic S do Porsche 911 Carrera, com botões para mudar as marchas no volante, marcou o início de uma nova experiência de condução da Porsche, a partir do modelo do ano de 1995 em diante.

Uma nova geração do Porsche 911 Turbo foi introduzida. O destaque do supercarro com tração nas quatro rodas é o motor twin-turbo, que é equipado com o sistema de controle de exaustão OBD II e representa o motor da série com os valores de emissões mais baixos do mundo.

Em 15 de julho de 1996, o milionésimo veículo Porsche deixou a linha de montagem Zuffenhausen. O carro de aniversário, um Porsche 911 Carrera, foi entregue à polícia rodoviária de Baden-Württemberg.

 

Em meados de 1997, a Porsche AG formou uma joint venture com a Harley-Davidson Motor Company. As duas empresas concordaram em fabricar conjuntamente motores em Milwaukee (Estados Unidos). Este é o ponto culminante de uma associação estabelecida entre a Porsche e o fabricante de motocicletas em 1969. O destaque desta cooperação é o tipo de motor 'Revolution' desenvolvido pela Porsche para produção em massa, que a partir de 2002 foi usado na 'V-Rod', da Harley-Davidson.

Sexta década

Em 27 de março de 1998, aos 88 anos de idade, o professor Ferry Porsche morreu em Zell am See (Áustria). Ele foi enterrado em 30 de março na capela funerária do cofre da família na propriedade Schüttgu. O funeral oficial foi realizado em 3 de abril na fábrica da Porsche em Zuffenhausen.

O Porsche 911 GT3, tipo 996, foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra. É o sucessor do Porsche 911 Carrera RS (tipo 993). Equipado com um sistema de lubrificação por cárter seco e um tanque de óleo separado, o GT3 era um modelo esportivo de nicho. A versão GT3 R obteve as suas primeiras vitórias na sua classe e a décima terceira posição geral durante a sua estreia nas 24 Horas de Le Mans naquele ano.

A estréia mundial do protótipo Porsche Carrera GT, que estava quase pronto para produção em série, foi realizada em 28 de setembro de 2000 no Museu do Louvre, durante o Salão de Paris. Tinha um chassi de fibra de carbono e o motor de dez cilindros com aspiração natural de alto desempenho.

O Porsche 911 GT2, apresentado em 8 de janeiro no Detroit Motor Show de 2001, estabeleceu um novo marco para a empresa em termos de potência. Com 462 cavalos de potência, é o mais potente veículo esportivo de produção em massa fabricado pela Porsche até hoje. O supercarro foi equipado como padrão com discos de freio de cerâmica.

Em 20 de agosto de 2002, os convidados na inauguração oficial da fábrica de Leipzig foram recebidos com surpresa pelo novo Porsche Cayenne. Em seguida, o chanceler federal Gerhard Schröder, que também apertou o último parafuso do primeiro veículo de produção em série, já havia participado de uma apresentação ao vivo com o presidente da empresa Wiedeking.

O Porsche Cayenne foi oficialmente apresentado no Salão Automóvel de Paris, com as credenciais de ser um veículo versátil para uso diário com capacidade off-road. Projetado em cooperação com a Volkswagen, o veículo estava inicialmente disponível nas versões Cayenne S e Cayenne Turbo.

Em 3 de março de 2003, o Porsche Carrera GT foi apresentado em Genebra. Seu design foi tão excepcional quanto seu desempenho: acelerou de 0 a 200 km/h em apenas 9,9 segundos (3,9 s de 0 a 100 km/h), apresentando velocidade máxima de 330 km/h, com motor V10 e 612 cavalos de potência.

O Porsche Cayman S, um ambicioso carro esportivo com motor central, posicionado entre o Boxster e o 911, foi a principal atração do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt.

A Porsche AG apresentou o novo 911 Turbo, em 28 de fevereiro no Salão Automóvel de Genebra. A sexta geração do modelo superior da série 911 é o primeiro carro de produção em série com o motor naftero que apresentava um turbocompressor com geometria de turbina variável.

Em 26 de janeiro de 2007, Wolfgang Porsche foi nomeado Presidente do Conselho de Supervisão da Porsche AG. Hans-Peter Porsche também é nomeado para o Conselho de Supervisão pela primeira vez.

Sétima década

Em junho de 2008, foi lançada a nova geração dos modelos 911 Carrera e Carrera S (997/II), que oferecia injeção de combustível pela primeira vez e opcionalmente a caixa de câmbio PDK de dupla embreagem. (É daí que vem o nome PDK Motors). A nova transmissão veio com sete velocidades e substituiu o Tiptronic anterior.

Em 28 de janeiro de 2009, foi inaugurado o novo Museu da Porsche, que abriu suas portas ao público três dias depois. A marca alemã se orgulha de que todos os modelos expostos ali funcionam e é por isso que a coleção muda constantemente.

No 94º andar do Shanghai World Financial Center, o novo Porsche Panamera foi inaugurado em 19 de abril de 2009. Foi então exibido para um público mais amplo na Auto Shanghai, a maior feira automotiva da China.

Sob o lema 'Porsche Intelligent Performance', a marca teve três estreias mundiais com os seus híbridos no Salão Automóvel de Genebra. O destaque foi o conceito 918 Spyder, um carro esportivo de alto desempenho com motor central e tecnologia plug-in híbrido. O Cayenne S Hybrid foi o primeiro veículo híbrido de produção em série na história da Porsche. A terceira inovação foi o 911 GT3 R Hybrid, que se tornou o primeiro carro de corrida da Porsche com tração elétrica no eixo dianteiro e um volante para armazenar energia.

Em fevereiro de 2012, surgiu uma nova geração do Porsche Boxster. A série '981' apresentou um chassi completamente novo, maior eficiência e linhas exclusivas.

O protótipo do Panamera Sport Turismo causou grande agitação no Salão do Automóvel de Paris em 2012. Impulsionado por um motor híbrido plug-in, o Panamera Sport Turismo foi um carro que conceituou o estilo de vida que representa uma visão do futuro.

Para celebrar o 50º aniversário do Porsche 911, foi apresentado um modelo especial com uma produção limitada de 1963 unidades no Frankfurt International Motor Show 2013.

O destaque de 2013 foi a apresentação do 918 Spyder, pronto para produção em série. Apenas alguns dias antes da abertura do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt naquele ano, o supercarro híbrido de alta performance estabeleceu um novo recorde ao rodar o Circuito Norte de Nürburgring em 6 minutos e 57 segundos.

O 919 Hybrid representou o retorno da Porsche à categoria mais alta do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). O Porsche 919 Hybrid, o laboratório de pesquisa mais rápido e completo de todos os tempos, estava programado para participar das oito corridas do WEC.

No Salão Automóvel de Frankfurt, o conceito Mission E celebrou a sua estreia mundial. O veículo 100% elétrico e quatro portas, gera uma potência de mais de 600 cavalos (440 kW) e tem um alcance de 500 quilômetros. Graças ao seu carregador de 800 volts personalizado, as baterias de íon de lítio podem ser recarregadas em 80% em apenas 15 minutos.

Fonte: https://goo.gl/MK4MGp 

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