Endurance Brasil: O Campeonato de Resistência
Foto: Reprodução

Com origem em 1923, e um renome digno de uma das maiores corridas de Endurance do mundo, as 24 Horas de Le Mans, considerada a corrida de Endurance mais antiga do mundo,  inspirou diversos outros campeonatos e provas semelhantes. Derivada do inglês, a palavra Endurance significa Resistência, e é exatamente isto que é exigido de todos os pilotos no campeonato Endurance Brasil. Apaixonados por velocidade, os competidores participam de provas de 3, 4 e 6 horas de duração, que acontecem em oito etapas com diversas categorias, sendo elas GT3, GT3 Light, GT4, além das categorias de Sport Protótipos (P1, P2, P3 e P4).

Em 2015 foi formalizada a Associação de Pilotos Endurance (APE), com o objetivo de prestar agilidade e qualidade a quem participa, além de captar relacionamentos para iniciativas públicas e privadas incentivando o esporte, e que passou a ser a organizadora oficial do campeonato. Apesar de se tratar de um campeonato recentemente introduzido no Brasil e de ser bem diferente dos quais estamos acostumados, por ter foco na resistência, o retorno tem sido ótimo, fazendo com que a categoria ocupasse na mídia cerca de 04h40min de TV, 52 notícias impressas e 339 prints (visualizações) na internet.

Entre os carros que disputaram o campeonato estão os das marcas Ferrari, Mercedes Benz, Porsche, Aston Martin, Audi, Lamborghini, BMW e Maseratti. As etapas deste ano do campeonato contaram com o patrocínio da PDK Motors aos pilotos Flávio Abrunhosa e Leandro Ferrari, da equipe Scuderia 111, a equipe oficial Mercedes AMG, fundada em 2001, com mais de 17 anos de atividade, e com experiência em diversas categorias, como Stock Car, GT Brasil, Stock Car Light, Troféu Maserati, Copa Chevrolet Montana, além de diversas edições da Mil Milhas de Interlagos, tendo como pilotos grandes nomes, entre eles, Antônio Pizzonia, Chico Serra, Ingo Hoffman, Luciano Burti, Rafael Daniel, Rodrigo e Ricardo Sperafico, Ricardo Maurício, Ricardo Zonta, Sérgio Jimenez e Tony Kanaan. Os treinos para a primeira etapa se iniciaram quinta feira (28/03), e os treinos classificatórios na sexta-feira (29/03). A prova da primeira etapa do Endurance Brasil este ano acontecereu no sábado (30/03), em Curitiba e teve 4 horas de duração.

Emoção e tensão. Estes foram os sentimentos predominantes na corrida da primeira etapa do campeonato este ano. Com 4h16min de duração exata, a prova contou com altos e baixos, sendo a volta geral mais rápida de Nilton Ribeiro e José Ribeiro, mas nossos pilotos patrocinados pela PDK Motors, Flávio Abrunhosa e Leandro Ferrari, da equipe Scuderia 111 também garantiram o 4º lugar na categoria GT4, ficando em 14º na classificação geral. No dia 25 de maio, Goiânia deve receber a próxima etapa do campeonato que promete muitas outras surpresas! Veja a transmissão completa da primera etapa: https://bit.ly/2V7h0pf

E também a programação de todas as etapas deste ano:

 

30 de Março: 1ª Etapa - Curitiba/PR

Distância da Etapa: 4 horas.

 

25 de Maio: 2ª Etapa - Goiânia/GO

Distância da Etapa: 4 horas.

 

15 de Junho: 3ª Etapa - Tarumã/RS

Distância da Etapa: 3 horas.

 

27 de Julho: 4ª Etapa - Velopark/RS

Distância da Etapa: 3 horas.

 

07 de Setembro: 5ª Etapa - Vello Città/SP

Distância da Etapa: 4 horas.

 

12 de Outubro: 6ª Etapa - Santa Cruz do Sul/RS

Distância da Etapa: 3 horas.

 

02 de Novembro: 7ª Etapa - (A confirmar)

Distância da Etapa:

 

21 de Dezembro: 8ª Etapa - 6 Horas de Interlagos

Distância da Etapa: 6 horas.

Atualmente o campeonato passou a ter a cervejaria Cidade Imperial como patrocinadora master do evento, repassando a ela os direitos de nome, que foi alterado para Império Endurance Brasil, além das modificações na comunicação visual e logotipo para algo mais moderno, utilizando ainda as cores verde, amarelo e azul. Veja a nova logo:

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a newsletter da PDKMotors para começar a receber nossas novidades e dicas exclusivas sobre automobilismo por e-mail. Esperamos por você!