Marcas e nações - A influência das principais marcas de automóveis em seus países de origem
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A indústria automobilística mundial passa por inúmeras mudanças em termos tecnológicos e organizacionais. A competição entre as montadoras tem sido pautada por um importante movimento de fusões e aquisições, regionalização de mercados e processos de diferenciação significativa de produtos. E a importância da indústria automotiva na economia vai muito além do seu mercado local, veja a seguir as principais montadoras mundiais e algumas curiosidades sobre a influência nos países de origem.

Jaguar (Inglaterra)

A montadora inglesa Jaguar foi criada em 1922. Seus veículos são quase sempre vistos em meio a família real, destacando-se inclusive, no casamento do Príncipe Harry e Megan Markle. A Jaguar é uma das marcas mais poderosas da Inglaterra e fatura aproximadamente 13,5 bilhões de euros. Tendo em vista questões ambientais, a marca pretende ampliar investimentos, adaptando suas fábricas para produzir modelos elétricos até 2025. Além disso, contarão com um centro de desenvolvimento de softwares, tecnologia da informação e engenharia em Manchester para aumentar ainda mais a tecnologia em seus veículos.

Lexus (Japão)

Criada em 1989 como subdivisão de luxo de sua marca mãe, Toyota, foi originada com o objetivo de produzir o melhor carro de luxo do mundo, principalmente no que se refere a sua tecnologia. O design dos veículos da Lexus aproxima-se muito mais do emocional e é supervisionado por mestres artesãos, conhecidos como Takumi, para inserir características da cultura japonesa em seu atraente visual. Um carro luxuoso e com design único, seria o carro perfeito?

Volvo (Suécia)

A Volvo se destaca na economia da Suécia, seu país de origem. Só no primeiro trimestre de 2018, a marca alcançou um lucro 24% maior que no ano anterior, chegando a aproximadamente 5976 coroas suecas que equivalem a 558 milhões de euros. A montadora tem como foco principal a redução no impacto ambiental e para isso, em parceria com um fornecedor local, implantou em Skövde a primeira fábrica com impacto climático neutro e que utiliza a incineração de resíduos, biomassa e biocombustíveis reciclados como a forma de prover o calor para a produção.

Ferrari (Itália)

Uma das mais famosas montadoras, a italiana Ferrari, foi fundada em 1947 na comuna de Maranello. A marca constantemente bate recordes de faturamento e produção, movimentando fortemente a economia da Itália. Nos três primeiros meses de 2018, a Ferrari, que opera de forma independente e é listada na bolsa de Milão,  alcançou um lucro líquido de aproximadamente 149 milhões de euros e entregou 2218 carros entre Janeiro e Março deste ano.

Porsche (Alemanha)

A Porsche nasceu na Alemanha, um país considerado referência quando o assunto é automóvel e ganhou ainda mais força no final da década de 80, com um modelo industrial muito bem sucedido. A montadora tornou-se então, uma das marcas mais influentes para a economia alemã, sendo que neste último ano os lucros da empresa cresceram em aproximadamente 4 milhões de euros. Em comemoração aos seus 70 anos da marca a Porsche decidiu bonificar seus empregados que residem na Alemanha com 9.656 euros, divididos em três parcelas. As duas primeiras são relacionadas ao desempenho dos trabalhadores e o plano de pensões. Já a terceira carregou um significado especial no valor de 356 euros, em homenagem ao o Porsche 356 (primeiro automóvel que a montadora produzido em série).

Tesla (Estados Unidos)

Já rivalizando com as principais montadoras americanas, a empresa especialista em automóveis elétricos de Musk produziu apenas 84 mil carros em 2016, com preço inicial de US$ 68 mil. Mas sua história da ascensão está relacionada com o estado da economia americana em 2017. Os créditos fiscais do governo para empresas com preocupação ambiental, uma explosão de crédito e a promessa de inovações futuristas transformaram a Tesla em um sinal de status para motoristas que podem bancar seus preços elevados.

Nas primeiras transações em Wall Street, a ação da Tesla, subiu e o valor financeiro da companhia era de US$ 51,56 bilhões contra US$ 50,26 bilhões da GM, o maior fabricante americano em termos de venda.

Hyundai (Coréia do Sul)

Fundada em 1967 a Hyundai é a única a ter um porto integrado a suas instalações, sediada em Ulsan, Coreia do Sul, tem uma capacidade de produção anual de 1,6 milhões de unidades. Junto com a afiliada Kia Motors é quinta maior montadora global. Os veículos da Hyundai são vendidos em 193 países através de cerca de 5 mil concessionárias e salas de exposições, empregando cerca de 75 mil pessoas em todo o mundo.

Mesmo com desafios políticos relacionados as vendas na China e Estados Unidos, durante 2017, a Hyundai manteve a estratégia de renovação da marca, consolidando a rede de concessionários e foco em novos modelos. A tendência de crescimento é consistente e deve continuar para este ano.

A globalização e acordos comerciais entre as principais potências econômicas fazem com que grandes marcas, como as citadas, pudessem ser consumidas em praticamente todo os países. O mercado brasileiro já teve mais marcas, porém, crises financeiras locais e globais, fizeram com que algumas delas desistissem do Brasil. No entanto, ainda possuímos muitas marcas sendo fabricadas aqui e o mercado de veículos importados reagiu no primeiro bimestre de 2018.

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