Porsche 911 Carrera S Cabriolet: Estabilidade e emoção na medida certa
Foto: Reprodução

Chamado originalmente de 901, o modelo teve sua nomenclatura alterada para evitar divergências com a francesa Peugeot e hoje em sua oitava geração - que se assemelha ao 991 - o 911 Carrera S Cabriolet apresenta desempenho avassalador, equilíbrio e possibilidade de andar com o teto recolhido.

Apesar das mais de cinco décadas em produção, sua silhueta e motor boxer no eixo traseiro se mantiveram, mas agora são acompanhados por novas medidas.

Esta alteração se deu por conta da plataforma MMB (Modularer Mittelbaukasten), que é empregada nos carros esportivos de motor central ou traseiro, levando o cabrio a 4,51 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,29 de altura e 2,45 m de entre-eixos. No Porsche 911 991, eram 4,49 m, 1,80 m, 1,29 m, na ordem, enquanto os 2,45 m não mudaram. 

O porta-malas frontal acomoda 132 litros e a sua cabine minimalista oferece poucos comandos muito bem posicionados à mão, além de posição de direção baixa, com o volante a 90º.

No multimídia Porsche Communication Management (PCM) com tela de 10,9” é possível operar uma interface simples e descomplicada. Concentrando os principais recursos do carro, como modos de condução, navegação, rádio, ar-condicionado e mídia (tem conexão Apple Carplay) e até acionamento do spoiler traseiro (que sobe automaticamente a partir dos 120 km/h).

O conta-giros continua ao centro do quadro de instrumentos, acompanhado de duas telas digitais configuráveis, mas o grande charme do modelo fica por conta da capota escamoteável, com arcos de superfície que deixam o tecido esticado e sem dobras. 

Com estrutura em alumínio e magnésio, seu acionamento acontece através da chave, que ativa o sistema eletro-hidráulico responsável pela abertura e fechamento a uma velocidade de até 50 km/h em apenas 12 segundos, mesmo tempo que o cabriolet leva para ir de 0 a 200 km/h. 

Apesar da impressão de que ter uma capota escamoteável pode ser um problema em relação à vedação do veículo, seu revestimento térmico e acústico mantém os ocupantes protegidos e livres de ruídos exteriores ou da chuva. 

O motor de seis cilindros contrapostos 3.0 biturbo fica situado no eixo traseiro como um legado do 356, obra do austríaco Erwin Komenda a pedido de Ferdinand Porsche. Ele está conectado ao câmbio PDK de oito marchas, que chegou como substituto do de sete marchas utilizado em seus antecessores.

Esta combinação entrega 450 cv de potência e uma mesa de torque de 54 kgfm entre 2.300 e 5.000 rpm - 30 cv e 3 kgfm a mais. O resultado de toda esta potência é uma velocidade máxima de 306 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos (quando equipado com o pacote Sport Chrono). 

Para os que preferem ouvir o ronco dessa verdadeira máquina de forma ainda mais clara, as aletas do sistema de escape podem ser abertas através de um botão no painel, tornando o som do motor boxer mais alto.

Discos ventilados de 350 mm nas quatro rodas e um pedal firme formam o sistema de frenagem escolhido para o 911, que somado a outros diferenciais tornam o Carrera S um esportivo de grande usabilidade no cotidiano.

Pensando também na melhor experiência e adaptatividade, o seletor de modos de condução situado no volante oferece as opções Normal, Sport, Sport Plus e o botão Sport Response. No modo normal as suspensões ficam mais macias e a direção leve, enquanto o modo Sport oferece suspensões mais duras, a caixa de direção assume uma calibração mais firme e as acelerações ficam mais brutas. Neste modo as trocas de marcha no câmbio PDK também se tornam mais rápidas.

O modo Sport Plus é para aqueles que buscam arrancadas vigorosas, com transmissão que segura as marchas, mas se nem isso for suficiente, acionando o botão Sport Response é possível sentir o máximo de desempenho deste cabriolet durante 20 segundos. Um defletor de vento também pode ser acionado eletricamente e ele fica posicionado atrás dos encostos dos bancos dianteiros.

O Wet Mode também faz parte dos diferenciais, detectando a água na estrada e pré-condicionando a atuação do ESP mais presente, o que diminui a entrega de força do motor para cuidar da segurança dos ocupantes. 

Com baixíssimo turbo lag (aquele atraso antes do turbocompressor encher) e bitolas mais largas com 46 mm na frente e 39 mm atrás, ele possui 1.585 kg, pouca coisa a mais que os 1.515 kg do modelo “fechado”.

Pela primeira vez, o chassi esportivo PASM (Porsche Active Suspension Management) está disponível para o 911 Cabriolet, com molas mais curtas e duras, o que resultou em 10 mm a menos na altura da carroceria em relação ao solo e barras estabilizadoras dianteiras e traseiras mais rígidas. 

As rodas de 20” no eixo frontal e de 21” no eixo traseiro complementam a tração apenas traseira do 911, enquanto o eixo direcional traseiro é um opcional de R$ 14.980.

A ficha completa do modelo certamente não deixa a desejar e comprova o desempenho impressionante do conversível:

 

Porsche 911 Carrera S Cabriolet

 

Motor: 6 cilindros contrapostos (boxer) 3.0, 24V, válvulas com variação de abertura e tempo de abertura (VarioCam), biturbo, injeção direta, start-stop

Cilindrada: 2981 cm³

Combustível: gasolina

Potência: 450 cv a 6.500 rpm

Torque: 54,1 kgfm de 2.300 a 5.000 rpm

Câmbio: automatizado (PDK), oito marchas, dupla embreagem

Direção: elétrica

Suspensões: McPherson (d) e multi-link (t)

Freios: discos perfurados e ventilados (d/t)

Tração: traseira

Dimensões: 4,51 m (c), 1,85 m (l), 1,29 m (a)

Entre-eixos: 2,54 m

Pneus: 245/35 ZR20 (d) e 305/30 ZR21 (t)

Porta-malas: 132 litros (d)

Tanque: 64 litros

Peso: 1.585 kg

0-100 km/h: 3s9 (3s7 no modo Sport Plus)

Velocidade máxima: 308 km/h

Consumo cidade: 6,4 km/l

Consumo estrada: 8,5 km/l

Sem dúvidas um modelo completo, de fácil adaptação e excelente entrega seja em pleno trânsito ou nas pistas, o 911 Carrera S Cabriolet oferece o melhor dos dois mundos: estabilidade e segurança, com bastante firmeza nas curvas e acelerações, sem perder a esportividade, emoção e adrenalina que são entregues na medida certa, com muita responsividade.

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