Porsche: Saiba mais sobre o carro dos sonhos
Foto: Reprodução

Muito diferente do que talvez se possa imaginar, o início da Porsche remete a outras duas marcas concorrentes. A Volkswagen e a Mercedes Benz. A Porsche surgiu no ano de 1931, quando Ferdinand Porsche, que foi engenheiro chefe da Mercedes Benz, decidiu abrir a sua própria empresa, nomeada inicialmente como “Dr. Ing. Hc F. Porsche GmbH, Konstruktionen und Beratung für Motoren und Fahrzeuge” conforme documentos da Commercial Register de abril de 1931.

No ano de 1934, a Porsche estava envolvida na produção do “carro do povo” de Adolf Hitler, e Ferdinand trabalhava ao lado de seu filho, Ferdinand Anton Ernst Porsche (também conhecido como Ferry), quando iniciou seus primeiros projetos para o carro da Volkswagen.

Foi assim que a Porsche construiu os 14 pré série do VW Beetle 39, mais conhecido como Fusca. O veículo era um protótipo de alta velocidade, com 32 cv e velocidade máxima de 145 km/h.

 

Ferdinand Porsche

 

Ferdinand Porsche, nascido em 3 de setembro de 1875 em Maffersdorf, na Áustria, foi um engenheiro alemão muito bem reconhecido. Desde cedo demonstrava afinidade com a tecnologia, em especial com a eletricidade, e desta forma, aos 18 anos ele foi contratado pela Bella Egger & Co. de Viena, mais tarde renomeada como Brown Boveri, na mesma em que se matriculou como aluno de meio período na Universidade Técnica Imperial de Reichenberg, tendo sido promovido após alguns anos ao cargo de gerência ao provar sua competência. Ele construiu em 1897 o motor de cubo de roda, baseado no conceito do inventor americano Wellington Adams, e foi então que começou a trabalhar no Departamento de Carros Elétricos da Hofwagenfabrik Jacob Lohner & Co., pertencente ao Exército Imperial e Real, conjunto do Exército Real Austro-Húngaro em 1898, onde desenvolveu o Egger-Lohner C .2 O Phaeton, considerado o primeiro carro elétrico.

Porsche chegou a alcançar reconhecimento internacional na Feira Mundial de 1900 por seu motor de cubo de roda, vencendo inclusive uma corrida no circuito de Semmering e comprovando a qualidade de seu motor. Neste mesmo ano, o motor de roda era utilizado no recém criado Lohner-Porsche. Em 1902, Ferdinand já pilotava um de seus desenhos enquanto servia como soldado e posteriormente como motorista do Arquiduque Franz Ferdinand. Foi em 1906 que ele então iniciou sua trajetória como gerente técnico da Austro Daimler, mudando-se anos depois, em 1923, para a Daimler-Motoren-Gesellschaft em Sttutgart como gerente técnico e membro do conselho executivo, onde supervisionou a produção do carro compressor da Mercedes. Porsche recebeu título de doutorado honorário pela Universidade Técnica Imperial em 1917 por suas realizações, e também ganhou o Prêmio Nacional Alemão de Arte e Ciência.

 

 

Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, pai e filho foram chamados por Hitler para produzir um tanque pesado para o programa Tiger, onde apresentaram um protótipo com avançado sistema de acionamento que era superior apenas no projeto e não em campo, fazendo com que o contrato fosse repassado a uma empresa concorrente. Em torno de noventa chassis Porsche Tiger foram produzidos e após o fechamento do contrato com a Henschel & Sohn, convertidos em destruidores de tanques chamados Ferdinand.

Com o fim da guerra, em 1945, soldados franceses prenderam Ferdinand Porsche por sua filiação nazista, fazendo com que cumprisse uma sentença de 22 meses, ficando assim a empresa aos cuidados de seu filho, Ferry, que supervisionou a criação do Cisutalia, produto da Porsche, fato que após a saída de Ferdinand da prisão, teria resultado na famosa frase “Eu teria construído exatamente o mesmo, até o último parafuso.”, supostamente dita por ele ao ver o trabalho do filho.

Ferdinand Porsche faleceu em Sttutgart, em 30 de janeiro de 1951, aos 75 anos.

 

 

Ferdinand Anton Ernst Porsche (Ferry)

 

Ferdinand Anton Ernst Porsche, filho de Ferdinand Porsche e Aloisia Johanna Kaes, mais conhecido como Ferry, nasceu em 19 de setembro de 1909, em Wiener Neustadt, na Áustria, e era projetista automobilístico além de empresário automotivo, abraçando também o amor por automóveis entre a família, que já era propagado por seu pai e influenciando também seu sobrinho Ferdinand Piech, que foi presidente da Volkswagen de 1993 a 2002. Ferry nasceu no dia em que seu pai competia em Semmering, terminando em primeiro lugar em sua categoria.

Desde cedo ele recebeu todo o conhecimento técnico do pai, trabalhando inicialmente na Bosch Company em 1928, o que o ajudou a aprofundar seus conhecimentos em engenharia automobilística, já que não se chegou a se formar em nenhuma universidade. Quando a família se mudou em 1923 para a Daimler-Motoren-Gesellschaft em Sttutgart, Ferry passou a frequentar muito a fábrica onde conheceu sua esposa, Dorothea Reitz, com quem se casou em 1935 e teve quatro filhos chamados Ferdinand Alexander, Gerhard, Hans-Peter e Wolfgang.

Apenas em 1931 ele se juntou a seu pai, participando junto com os demais engenheiros do projeto do Volkswagen Beetle, coordenado por Ferdinand, tendo ocupado também cargos como controlador de testes e coordenador dos engenheiros.

O tão polêmico veículo desenvolvido por Ferdinand Porsche foi aprovado pelos nazistas no dia 22 de junho de 1934, já que havia o interesse de que fosse desenvolvido um “carro para a familia”. Originalmente ele foi chamado de Porsche 60, mas logo rebatizado para Volkswagen, dando origem assim, à famosa fabricante de automóveis.

 

 

Modelos que fizeram história

 

Dentre todas as inúmeras produções da Porsche ao longo dos anos, desde o lançamento de seu primogênito, o 356 Roadster em 1948, sempre existiram alguns modelos com maior destaque e apreciação do público, que fizeram com que a marca obtivesse todo o seu atual renome e que ainda hoje são responsáveis pelas milhares de reservas que acontecem no mundo inteiro antes mesmo dos lançamentos previstos.

Alguns destes modelos se tornaram tão queridos pelo público, que passaram a ser considerados clássicos, entre eles é impossível não citar o 911, carro chefe da Porsche que já possui mais de 20 versões, sendo a primeira delas lançada em 1960. Dentre todas as suas versões existem conversíveis, com tração nas quatro rodas, asas traseiras, turbo, além é claro, das edições limitadas super desejadas.

Outro modelo que também faz parte do time de clássicos é o Carrera GT. Segundo modelo de edição limitada da marca que foi lançado em 2003, com apenas 1500 unidades. O Cayenne Turbo e o Macan também não ficam pra trás quando o assunto é sucesso entre o público, assim como o Cayman e é claro, o 356 Speedster, que mesmo com uma cobertura frágil e sem janelas laterais foi sucesso de vendas na época de seu lançamento.

 

 

O futuro pede Porsche

 

Com um portfólio exclusivo de produtos futuros repleto de tecnologias inovadoras e um misto de história e valores da marca, além da sustentabilidade, a Porsche desenvolveu a Estratégia 2025, que possui como objetivo, traçar os projetos futuros da marca envolvendo acima de tudo, a qualidade já reconhecida. Todos os projetos pensados irão acontecer baseados no crescimento gerador de valor, para tornar possível a atuação sustentável e tecnológica e seguir assim, repensando a mobilidade esportiva e cumprindo com a sua responsabilidade social e ambiental.

 

Encontre o seu

Além da sede principal em Zuffenhausen, a Porsche espalhou o sucesso dos seus carros em outras 5 filiais pelo mundo, cada uma com um diferencial mas todas seguindo o padrão exigido pela marca. Aqui no Brasil ela está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife e Ribeirão Preto, através dos Porsche Centers, mas se você deseja encontrar o Porsche dos seus sonhos de forma mais facilitada, a PDK Motors te oferece diversas opções, além de uma compra personalizada, com muita segurança e acima de tudo, responsabilidade no que faz.

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a newsletter da PDKMotors para começar a receber nossas novidades e dicas exclusivas sobre automobilismo por e-mail. Esperamos por você!