Saiba o que muda no novo Hennessey Venom F5 Revolution
Foto: Reprodução

Em agosto de 2022, foi revelada a versão conversível do Venom F5, que teve todas as suas unidades esgotadas. Com o sucesso desta versão, a fabricante decidiu aprimorar ainda mais o carro, lançando também uma versão preparada para as pistas, com o nome de Revolution.

O Venom F5 Revolution é ainda mais esportivo e ganhou aprimoramentos na aerodinâmica, suspensão, arrefecimento do motor e telemetria digital. É também equipado com o mesmo motor V8 biturbo de 6,6 litros, chamado de ‘Fury’ pela fabricante, alcançando 1.817 cv de potência e 164,8 kgfm de torque. Mas afinal, quais são as diferenças entre os dois veículos?

Além de trazer uma asa de fibra de carbono 100% ajustável, fornecer de 363 kg a 298 km/h e alcançar 635 kg a 398 km/h de downforce (força aerodinâmica vertical), o superesportivo apresenta uma abertura, que foi redesenhada no teto, para obter um melhor resfriamento do motor.

Sua aerodinâmica mostra um redesenho do splitter (defletor dianteiro) em compósito de fibra de carbono, reduzindo a flutuação do ar embaixo do chassi, além do difusor traseiro que foi ampliado, colaborando para ampliar o vórtice de baixa pressão sob o veículo e aumentar sua aderência nas curvas.

Amortecedores totalmente ajustáveis são diferenciais da suspensão do veículo, devendo ser calibrados de acordo com a configuração de cada pista ou estrada. Pesando 45 kg a menos, se comparado com a versão conversível, o Venom F5 Revolution, com 1.361 kg, é também mais leve e, consequentemente, mais ágil e rápido nas curvas, apresentando uma relação peso-potência de 738 gramas por cv.

De acordo com John Hennessey, para a Top Gear, o Revolution não é considerado um carro de corrida, e sim um carro de rua com características adequadas para um desempenho elevado em competições, semelhante ao Porsche GT3 RS, que se adequa tanto na rua, quanto nas pistas.

O novo esportivo da Hennessey já está sendo testado pelo piloto e engenheiro, John Heinricy, e sua produção deve ser iniciada em breve. Seguindo a mesma exclusividade do modelo cupê, o Venom F5 Revolution terá somente 24 exemplares fabricados. 

No entanto, o preço do Revolution será um pouco mais alto que os US$2,1 milhões do modelo conversível. As vendas do veículo serão iniciadas com um valor base de US$2,7 milhões, o que equivale a R$14,2 milhões em conversão direta.

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