Dos tratores aos supercarros: Conheça a história da Lamborghini
Foto: Reprodução

O surgimento da marca 

Ferruccio Lamborghini, que fundou a marca, era mecânico de tratores na Segunda Guerra. Começou a fazer sucesso no ramo agrícola, o bastante para que tivesse dinheiro para andar com carros de luxo, como Mercedes e Ferrari. 

Porém, foi em 1963 que a marca Lamborghini nasceu oficialmente, após Ferrucio levar sua Ferrari diretamente a Enzo Ferrari, se queixando dos problemas de embreagem nos carros. 

Enzo, então, teria dito que um simples mecânico de tratores não tinha como entender de carros, e que se quisesse algo melhor, deveria fazer um carro ele mesmo. E foi assim que surgiu a Ferruccio Lamborghini Automobili. 

A primeira Lamborghini 

Na Itália, Ferruccio começou a criar seus próprios tratores, a partir de sucata e partes usadas de outros veículos. E sim, os primeiros modelos da marca foram tratores, que continuam sendo fabricados até hoje, porém por outra companhia. 

O protótipo que deu início a tudo foi o 350 GTV, primeiro Lamborghini da história, equipado com um motor V12. Três anos depois, era lançado o Miura, considerado o carro que foi o criador da classe de Super Carros. 

O significado do símbolo da marca 

Ferruccio era taurino, nascido no dia 28 de abril. Por esse motivo, o símbolo da marca é um Touro. No entanto, algumas teorias também afirmam que o automobilista decidiu utilizar esta figura, após uma viagem a um rancho na Espanha. Neste local, eram criados touros de briga, e Ferruccio se encantou pelos animais. 

Um dos modelos da Lamborghini, o Islero, teve este nome em homenagem a um famoso touro que trucidou um toureiro, também famoso, na arena. É possível que ambas as teorias estejam certas quanto ao uso do touro como símbolo da marca.

A marca sofreu problemas financeiros 

Mesmo após alguns modelos de grande sucesso, como o próprio Miura ou o Urraco em 1972, Ferrucio acabou entrando em estado de falência e teve que vender ações de sua empresa. O italiano acabou vendendo 51% da marca para um empresário suíço e 49% para outro. 

Em 1973, foi lançado o substituto do Miura, que seria um dos carros mais emblemáticos da marca, o Countach. Leonardo DiCaprio aparece destruindo um desses modelos no filme “O Lobo de Wall Street”. 

Mesmo assim, a marca teve que ser vendida por problemas financeiros. Em 1981, foi comprada pelos irmãos Mimram, e em 1987 foi vendida para a Chrysler. Desde 1998, é propriedade do grupo Volkswagen, que fez a marca se estabilizar de vez no mercado. 

A partir daí, a marca trouxe modelos como o Diablo, na década de 90, para substituir o Countach. Depois, os grandes sucessos foram a Gallardo e a Murcielago, seguidos pelo Huracán e Aventador, todos com nomes de touro, por conta do logotipo da marca. 

Gostou de conhecer a história da Lamborghini? Então, continue acompanhando nossos artigos para conhecer a história das suas marcas preferidas.

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a newsletter da PDKMotors para começar a receber nossas novidades e dicas exclusivas sobre automobilismo por e-mail. Esperamos por você!