Híbridos e elétricos que se destacaram no mercado
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Neste artigo você confere:

  • BMW X5
  • Lexus UX 250H
  • Mercedes-Benz C200
  • Volvo XC60
  • BMW i3

BMW X5

Dono de um sistema híbrido plug-in, o modelo foi lançado nesta configuração em 2020, com um motor a combustão 3.0 seis cilindros turbo com 246 cv e 45,9 kgfm, acompanhado de um elétrico de 115 cv e 27,9 kgfm.

A variante híbrida que recebeu o nome xDrive45e chegou somente em sua quarta geração, equipada com câmbio automático de oito marchas, suspensão pneumática e tração integral.

Na potência combinada ela entrega 400 cv de potência e tem consumo médio de 20,6 km/l,  levando a X5 de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos, além de ter autonomia no modo EV de até 87 km. 

Lexus UX 250H

Considerada a primeira marca a investir de fato na produção de modelos elétricos em nosso país, a Lexus é dona do Crossover UX 250H. 

Este híbrido que mais parece um hatch bastante evoluído, tem design futurista, e uma lista de equipamentos generosos que acompanham seus seus propulsores, o primeiro a combustão 2.0 16V com 145 cv e 18,8 kgfm, e o segundo elétrico capaz de entregar 107 cv e 20,2 kgfm.

A combinação rende ao modelo disponível nas versões Dynamic, Luxury e F-Sport, a potência combinada de 181 cv, que somada a um câmbio CVT de seis marchas simuladas, garante uma pilotagem agradável e econômica, com o consumo de 16,7 (U) e 14,7 km/l.

Mercedes-Benz C200

É claro que não poderia faltar um Mercedes-Benz nesta lista, e o tradicional C200 cumpre muito bem seu papel também na configuração híbrida.

Considerado um híbrido-leve, ele estreou no Brasil no ano passado, com a segunda geração do EQBoost - nome dado ao sistema híbrido-leve da marca alemã, que funciona com um pequeno motor elétrico de 48V, fazendo as vezes de um gerador.

Equipado com motor a combustão 2.0 16V com 208 cv e um elétrico de 27 cv e 20,4 kgfm, o modelo acompanha câmbio automático CVT com seis marchas simuladas, tendo consumo médio de 16,7 (U) e 14,7 km/l.

Volvo XC60

Muito bem reconhecida por suas inovações no quesito eletrificação, a Volvo é uma das marcas de destaque no segmento, e o XC60 justifica este status.

O SUV que foi uma das primeiras apostas da marca no mercado brasileiro, concorre diretamente com Audi, BMW e Mercedes-Benz  quando o assunto é acabamento refinado, assim como o presente na segunda geração do modelo.

Disponível por aqui desde 2018, ele tem conjunto híbrido plug-in que inclui um motor a combustão 2.0 turbo com 320 cv e 40,8 kgfm, além de um elétrico de 145 cv e 31,5 kgfm.

A combinação é acompanhada por câmbio automático de oito marchas com tração integral e potência combinada de 407 cv.

Capaz de ir de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, o XC60 tem consumo médio de 20 (U) e 19 km/l, com autonomia de 40 a 50 km no modo elétrico.

BMW i3

Um dos primeiros elétricos a adentrar o mercado brasileiro, o BMW i3 gerou polêmica por seu design ainda em 2014, funcionando como uma forma de divulgar o potencial tecnológico da marca.

Equipado com um extensor de autonomia o modelo que é 100% elétrico chega aos 335 km com apenas uma carga, graças ao REX, que é um pequeno motor a gasolina, bicilíndrico de 647 cm³ – o mesmo usado nos scooters da montadora alemã - pronto para ser acionado quando o i3 chega a 20% de capacidade, garantindo cerca de 100 km a mais de autonomia.

Capaz de entregar 170 cv de potência, ele possui câmbio automático de apenas uma marcha, e passou por diversas atualizações desde seu lançamento, como na linha 2019, que chegou ao Brasil sem o motor auxiliar e prometendo a mesma autonomia. Apesar disso, o modelo não agradou o público e teve sua produção encerrada este ano.

E você, acrescentaria mais algum modelo a esta lista? Então compartilhe com quem também pode se interessar pelo assunto!

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