Ícones da Porsche: A evolução dos 911 (Parte 1: De 1963 a 2011)
Foto: Reprodução

O nome Ducktail “Cauda de pato” além de ser utilizado para identificar o elegante corte de cabelo clássico dos anos 50, também dá nome à uma das mais clássicas traseiras da Porsche, que coroou e transformou em ícone a primeira geração dos 911 em 1963, tornando-o o primeiro carro de série com spoiler traseiro do mundo. O sucessor do Porsche 356 foi revelado no Salão de Frankfurt e apresentado como 901 Carrera RS, tendo seu nome alterado para 911 Carrera RS no seu lançamento em 1964.

O spoiler traseiro responsável pelo visual marcante, acompanhava um motor boxer de 6 cilindros refrigerado de 130 cv que atingia os 210 km/h. 

Porsche 911 Carrera RS 1963

Em 1966 foi a vez do 911 S, com 160 cv e o primeiro a ter rodas Fuchs em liga metálica forjada. O modelo 911 Targa com seu característico santantônio com acabamento em aço escovado chegou no fim do mesmo ano, sendo considerado o primeiro cabriolet seguro do mundo. A linha dos 911 recebeu a transmissão automática Sportomatic no ano seguinte, em 1967, mesmo ano que trouxe também o 911 T e as variações E e S. Em 1969 o motor de 2,2 litros foi substituído por um de 2,4 litros. 

Porsche 911 S 1966

Porsche 911 Targa 1966

Porsche 911 T 1967

Uma década depois de sua criação, a linha 911 recebeu sua primeira atualização, responsável pelo modelo G que foi produzido de 1973 a 1989, com parachoques mais proeminentes que possibilitaram que ele fosse aprovado nos crash tests. O cinto de três pontas e os encostos de cabeça também foram adotados, mas o momento mais importante para os 911 sem dúvidas foi quando o primeiro 911 turbo com motor de 3 litros foi apresentado em 1974,  entregando 260 cv de potência e dando início ao uso do turbo na maioria dos modelos da marca. Em 1977 o motor 3.3 com intercooler aumentou a potência para 300 cv, dando espaço em 1983 para o 911 Carrera naturalmente aspirado, com motor de 3,2 litros e 231 cv, que se tornou um dos preferidos dos colecionadores. Já em 1982 era possível pedir o 911 na versão cabriolet. Em 1989 era lançado o 911 Carrera Speedster, e quando já se imaginava o fim de uma era, em 1988 foi lançado o 911 Carrera 4 (964), que apresentou as maiores mudanças em relação aos seus antecessores em 15 anos, com 85% de novos componentes, mais moderno e sustentável, ele incluía ABS, Tiptronic, direção hidráulica, chassi redesenhado com braços de comando de liga leve e molas espirais em vez de barras de torção na suspensão, além de muito mais conforto. O Carrera 4 também apresentou uma versão com tração integral, além do Carrera Coupé, Cabriolet e Targa, disponibilizando a partir de 1990 a versão turbo, que inicialmente era movida por um motor boxer de 3,3 litros que veio a ser substituído por um de 3,6 litros com 360 cv em 1992.

Porsche 911 G 1973

Porsche 911 Carrera Speedster 1989

Porsche 911 Carrera 4 1988

O número de projeto 993 se tornou um dos mais adorados pelo fãs de 911, por trazer um visual elegante, com parachoques integrados e seção frontal mais baixa, sendo também o primeiro a ter chassi de alumínio totalmente novo e motor biturbo, com níveis de emissão mais baixos, mas o grande diferencial que o tornou um sucesso, foi por ter sido o último 911 com motor refrigerado a ar. Esta mesma versão com tração nas quatro rodas recebeu as novas rodas de alumínio com abertura em concha (hollow spoke).

Porsche 911 Carrera RS (993) 

O 911 GT2 possuía a promessa de ser um dos mais esportivos, com foco em altas velocidades e veio seguido pela inovação do 911 Targa com teto de vidro com acionamento elétrico.

Porsche 911 GT2 1995

De 1997 a 2005 foi a vez do 911 996 iniciar o período da refrigeração líquida, que incluiu quatro válvulas por cilindro, chegando aos 300 cv de potência e com um design que mesclava as linhas do clássico 911 e do Boxster. Seu interior recebeu elementos clássicos esportivos e foco no conforto, fechando o pacote de mudanças neste que foi um dos modelos com maior número de versões. 

Porsche 911 Carrera Coupe 996 1997

O 911 GT3 foi mais um dos destaques, relembrando o 911 Carrera RS, enquanto o 911 GT2 foi o primeiro equipado com freios de cerâmica, chegando ao mercado em 2000.

Porsche 911 GT3 2000

Em 2004 foram anunciados o 911 Carrera e o 911 Carrera S, com número de projeto 997, entregando um alto desempenho com motor boxer de 3,6 litros e 325 cv de potência no Carrera e motor de 3,8 litros e 355 cv no Carrera S, que teve seu chassi retrabalhado e incluiu o gerenciamento de suspensão ativa da Porsche (PASM) em seus equipamentos de série. 2006 foi o ano de lançamento do 911 turbo, o primeiro automóvel de produção com motor a gasolina a possui turbocompressor com turbinas de geometria variável. Ele passou por uma atualização em 2008, que trouxe a injeção direta de combustível e embreagem com discos duplos. Neste período o 911 possuiu seu maior número de versões, sendo que as variações Carrera, Targa, Cabriolet, tração traseira ou integral, turbo, GTS, séries especiais e edições de rua dos modelos GT somaram 24 diferentes versões.

Em 2011, um grande salto técnico ocorreu com o 991 que recebeu nova suspensão com maior distância entre os eixos, bitola mais larga, rodas e pneus maiores, além de um habitáculo otimizado ergonomicamente, trazendo mais esportividade e conforto.

Porsche 911 Carrera 991 2011

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