O primeiro carro híbrido da história foi um Porsche
Foto: Reprodução

Neste artigo você confere:

  • Do surgimento do automóvel a Ferdinand Porsche
  • A criação do primeiro híbrido

Do surgimento do automóvel a Ferdinand Porsche

O início da era do automóvel se deu em 1900 com muitos percalços que fizeram com que somente na última década do século XIX se firmasse a indústria automotiva. Foi neste momento que três alternativas de propulsão surgiram: combustão, vapor e eletricidade. 

Em meio a toda esta inovação que vinha se desenvolvendo, surgiu um garoto chamado Ferdinand Porsche, nascido na antiga Boêmia, parte da Áustria-Hungria, em 1875. Natural da cidade de Maffersdorf, hoje território da República Checa e por este motivo não era alemão, nem austríaco ou húngaro, mas sim checo.

Com muito interesse na eletricidade, ainda jovem se associou ao austríaco Ludwig Lohner e, em conjunto, tiveram seus feitos expostos na Feira Mundial de Paris de 1900, que contou com a presença de cinco milhões de pessoas.

Eles estavam trabalhando no modelo chamado Lohner-Porsche, um carro que suprimindo eixos, correntes de transmissão e câmbio, era impulsionado por dois motores elétricos nos cubos das rodas dianteiras e, mesmo com baterias pesadas, era capaz de uma autonomia de 50 km.

Uma versão de corrida também foi desenvolvida, com quatro motores nos cubos das rodas (dando origem também ao primeiro 4x4), além de freios para cada uma delas, algo completamente impensável para a época.

A criação do primeiro híbrido

Com o objetivo de melhorar o desempenho e autonomia do modelo, Porsche ainda no outono de 1900 começou a trabalhar na combinação entre os motores elétrico e a combustão para o modelo.

Foi no Salão do Automóvel de Paris de 1901 que ele apresentou o protótipo - batizado de Semper Vivus (Sempre Vivo) - do primeiro automóvel funcional desse tipo. 

Ainda sem carroceria e com baterias menores que abriram espaço para dois pequenos motores a gasolina de 3,5 cv, acoplados a dois geradores de 2,5 cv, o Semper Vivus tinha este conjunto posicionado no centro do chassi, entre os bancos dianteiro e traseiro. 

Os motores trabalhavam de forma separada e o excesso de corrente que passava pelos motores elétricos nos cubos dianteiros, era armazenado nas baterias.

Mas somente no fim de 1901 sua versão definitiva foi concluída recebendo o nome de Lohner-Porsche Mixte. Foram cinco unidades vendidas, equipadas com motor dianteiro de 25 cv e árvore de transmissão que ia até o gerador sob o banco.

Apesar de ser algo revolucionário para a época, esta motorização continuou esquecida ao longo de 97 anos, até que em 1997 a Toyota lançou o Prius no Japão, primeiro híbrido a ser fabricado em grande escala.

Você já conhecia o Lohner-Porsche Mixte? Compartilhe este artigo com um amigo que vai gostar de saber desta curiosidade envolvendo a Porsche!

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